segunda-feira, 18 de julho de 2011

Câmara de Vereadores


A Câmara Municipal de Vereadores de Santo Amaro, comemorou, como faz todos os anos no dia 14 de Junho, os 177 anos da assinatura da memorável ATA de 14 de Junho de 1822, com uma palestra proferida pelo Embaixador Plenipotenciário do Brasil Chefe do Departamento de África, Ásia e Oceania do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, e a entrega de Títulos de Cidadania e das Comendas Marquês de Abrantes e José Silveira, a várias personalidades, destacando-se o TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO DE SANTO AMARO, ao ex-Ministro das Relações Exteriores do Brasil, (Governos Itamar Franco e Lula) Celso Luiz Nunes Amorim, ao empresário Florisvaldo Rodrigues dos Santos (Lojas Alvorada e Hotel da Purificação) e ao sr. João Pires Neto (Pastor Evangélico e ex-Gerente das Lojas Universal e Maia) e da Medalha Marquês de Abrantes à Embaixatriz Ana Maria Amorim (grande benfeitora do Grupo Folclórico ``Caretas do  Acupe´´), ao palestrante dr. Paulo Cordeiro e ao sr. Lourival Correia Lima (benfeitor da Guarda Mirim de Santo Amaro), e da Comenda José Silveira aos médicos drs. Elvira Queiroz, Lauro César Freitas e Anibal Alves Peixoto. A festa foi realizada com grande clamor cívico, começando pela manhã com desfile de Escolas, Guarda Mirim, o Tiro de Guerra de Cachoeira, além do hasteamento das Bandeiras Oficiais da Bahia, do Brasil e de Santo Amaro, culminando com a solenidade à noite com a palestra do E mbaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, que discorreu da importância da Memorável ATA para a história da Independência do nosso país.
Disse o dr. Paulo que os primeiros Embaixadores do Brasil na Europa eram todos santamarenses, destacando-se os três primeiros: Domingos Borges de Barros (Visconde de Pedra Branca), Miguel Calmon Du Pin e Almeida (Marquês de Abrantes) e João Maurício Wanderley (Barão de Cotegipe), tudo isso, reforçando a importância dos homens públicos santamarenses em relação à elite governante que se instalava no novo Império. Foi uma bela palestra que agradou sobremaneira à platéia que lotou a nossa tradicional e vetusta Casa Legislativa. Todos os vereadores estiveram presentes, revelando o apreço destes, mas também por toda a sociedade santamarense que alí se fez presente maciçamente. Foi uma bela e inesquecível festa produzida pela presidência da Casa e Vereadores.  

ECOS DO 14 DE JUNHO

1 - O Ministro Celso Amorim foi saudado pelo vereador Walmir Figueredo, autor do Título, que falou da importância do homenageado que possui um dos melhores ``curriculun vitae´´ da República,  além de ser o responsável pela política externa do Brasil nos governos Itamar Franco e Lula da Silva.

2 - O Vereador José Carlos Rocha Lima saudou a Embaixatriz Ana Maria Amorim, destacando a grande ajuda dada aos ``Caretas do Acupe´´ nas suas apresentações no exterior (Haiti, África, Europa e Estados Unidos), e aos médicos que receberam a Medalha José Silveira.

3 - Aproveitando a presença do Ministro Celso Amorim no evento e de seu prestígio no exterior, o pessoal da AVICCA (Prof. Arnord Ramos, Pelé, Jorge Santana e Sidney), entregaram a este, um dossiê sobre a contaminação por metais pesados no estuário do rio Subaé provocado pela COBRAC. O Ministro prometeu ajuda.

4 - A Comissão Organizadora comandada pelo Presidente Artur Suzart e composta ainda pelos ex-Vereadores Cristina Nunes, Chico Porto, Itagildo Mesquita e do Assessor Antonio Carlos que muito contribuiram para o brilhanstismo da festa. 

5 - Para quem não sabe, ou finge não saber, o 14 de Junho é uma das mais importantes data cívica do Brasil. Quem duvidar que leia o livro ``Cidade da Bahia´´, do escritor Antonio Rizério.

6 - O Ministro Celso Amorim, no seu curto agradecimento, falou ser para ele uma honra ser Cidadão de uma terra muito importante para a história do Brasil.

7- Comovente, e ao mesmo tempo cheia de graça, foi o agradecimento da Drª Elvira Queiroz, que destacou a importância para ela, daquela Comenda. Encerrou dizendo a célebre frase: ``Tudo como dantes no quartel de Abrantes´´. Belo e inteligente trocadilho.

8 - O Vereador Jair do Derba saudou o palestrante, Embaixador Paulo Cordeiro e sua esposa, Embaixatriz Vera Lúcia Estrela Pinto.

9 - Além dos Títulos do Ministro Celso Amorim, outorgado por Walmir Figueredo, o de João Pires Neto, foi outorgado pelo Vereador César do Pão e o de Florisvaldo Rodrigues, pelo Vereador Luciano Caldas.

10 - A professora Maria Mutti representando a Fundação NICSA a qual Conselho pertence, entregou a Comenda José Silveira aos médicos homenageados.

A produção desse material é de autoria do Prof.º Itagildo Mesquita






Nenhum comentário: